Passa a Visão

Quando esperança se torna verbo pelo encontro com as potências de um território

O tempo linear há de dar conta de traduzir o que está acontecendo desde 2022 no encontro de Serenas, UNICEF e Cidade Tiradentes? Se Tempo é divindade, teremos de admitir sua força e beleza quando olhamos pro ano que passou.

Por isso, antes de iniciar as nossas publicações sobre os trabalhos com a Rede de Jovens, vamos contar para vocês todo o contexto que está por trás dessas ações!

Em 2022, a Serenas iniciou uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com o Ministério Público do Trabalho na realização do projeto Passa a Visão.

Tudo começou quando aplicamos para um edital da iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, cujo projeto proposto seria desenvolvido no território de Cidade Tiradentes, extremo leste da cidade de São Paulo. Ficamos surpresas e muito empolgadas ao saber que poderíamos somar forças na implementação de duas ações muito legais: a criação de uma Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores, e a construção de uma campanha de comunicação comunitária com vistas a ampliar o conhecimento do território sobre prevenção das múltiplas formas de violências contra crianças e adolescentes. 

1. Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores 

Mobilizamos um grupo de 50 adolescentes e jovens entre 14 e 19 anos que passaram por um percurso formativo sobre os caminhos de prevenção e enfrentamento das múltiplas formas de violências contra crianças e adolescentes. Ao final do período formativo, a turma criou uma campanha de comunicação para informar e sensibilizar outros jovens sobre os temas aprendidos. A campanha acontece no on e no offline através de duas páginas no Instagram (@passaavisaooficial e @ombro_amigo.ct) e intervenções artísticas nas linguagens de teatro, slam e música.

2. Comunicação comunitária

Após um intenso diálogo com outras organizações do território, a Serenas criou uma campanha de comunicação para sensibilizar pessoas moradoras do território sobre 6 temas centrais: 1) racismo na infância, 2) racismo no mercado de trabalho, 3) importunação sexual, 4) trabalho infantil doméstico, 5) violência psicológica e 6) acesso a oportunidades de trabalho. A campanha conta com materiais digitais e impressos e pode ser acessada aqui no nosso site www.passaavisao.com

Mas não termina por aí!

A parceria com o UNICEF possibilitou, também, nosso encontro com várias organizações do bairro. Estabelecemos parcerias com o CEU Barro Branco e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, que se tornaram espaços parceiros fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Nos aproximamos da Rede Intersetorial do território e conhecemos pessoas e histórias incríveis da CT. Produzimos materiais da campanha em parceria com artistas locais: a designer Luara Iracema e a coletiva Filhas da Dita. Além disso, participamos de entrevistas na Rádio Tiradentes FM, que também foi um canal parceiro na disseminação da nossa campanha. E tudo isso regado sempre a um lanche super delicinha, fornecido por uma empresa familiar, preta e local: a Doce Encanto!

Eita, quanta coisa em tão pouco Tempo! E tanto Tempo possível nas coisas! Como já dizia Caetano:

“Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo, tempo, tempo, tempo
Entro em um acordo contigo
Tempo, tempo, tempo, tempo.

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo, tempo, tempo, tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo, tempo, tempo, tempo.”

Em 2023 essa parceria continua! Se liga nas nossas redes (@serenas.br) e também aqui no site. Vamos compartilhar tudo o que acontecer 🙂