Passa a Visão

“Talentos da Quebrada” – Rede Passa a Visão participa de programa da Tiradentes FM

Lutar pela garantia de direitos para crianças e adolescentes é lutar para que essas crianças e adolescentes sejam protagonistas em um cenário ainda bem longe do ideal, com altos índices de violências que marcam – direta e indiretamente – o futuro de cada uma delas.

É esse protagonismo que possibilita a sensibilização de representantes do Estado e sociedade civil para que comportamentos sejam ressignificados e, em paralelo, tenhamos uma implementação e qualificação de políticas públicas que garantam a proteção integral de todas as crianças e adolescentes do nosso país.

O mundo ideal é esse. Mas sabemos que não é simples e que há um grande caminho pela frente a ser traçado.

A notícia boa é que nós do Projeto Passa a Visão já demos início a esse trabalho “de formiguinha” em Cidade Tiradentes, ao criar a Rede de Jovens Comunicadores que vem mobilizando o território através da disseminação da campanha criada por eles mesmos. Desde fevereiro, cada um dos 50 adolescentes e jovens tem compartilhado os conteúdos da campanha com outros jovens e familiares.

Mas… por que não ir ainda mais longe?

E foi isso que aconteceu no dia 16 de março, um dia muito significativo para o projeto. Três dos nossos jovens participaram do programa “Talentos da Quebrada”, na Rádio Tiradentes FM: Maycon Douglas (17), Pedro Ricardo (19) e Yasmin Pereira (14). Entrevistados pelo locutor Max, os três puderam compartilhar a experiência de participar do projeto e – o mais importante! – dar um gostinho da campanha aos espectadores, compartilhando uma música e um slam criados por eles*.

Participar da entrevista na rádio foi uma experiência sensacional. Pra mim é algo muito novo, é meio estranho saber que você está falando e tem muita gente de ouvindo porém você não está vendo nenhuma pessoa, não sabe ao certo como é o público. De maneira geral eu gostei muito. De início fiquei meio travado, mas fui me soltando com o tempo. Sou bem tímido mas até que foi de boa, gostei bastante e já aguardo a próxima oportunidade.

– Pedro Ricardo, 19 anos, membro da Rede Passa a Visão

E o projeto não para! A Rede de Jovens Comunicadores permanecerá divulgando a campanha e temos pela frente um novo percurso formativo, dessa vez sobre violência contra meninas. Além disso, em 2023 essa turma pretende ocupar espaços de debate sobre políticas públicas e levar conhecimento para rodas de conversa em escolas públicas do território.

Vai ser lindo! (Já está sendo <3)


*Quer ouvir o que eles criaram? Acesse nosso Spotify clicando aqui